
Os policiais militares Mikenedy de Freitas e Walmir Monteiro foram absolvidos, nesta quinta-feira (10), das acusações de homicídio qualificado contra Flávio dos Santos, de 18 anos, e Elliott Alves, de 17. O julgamento ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em Belém, e durou o dia inteiro. A sentença foi proferida por volta das 18h40, quando os jurados absolveram os réus por negativa de autoria, acompanhando o posicionamento do Ministério Público e das defesas.
O caso aconteceu em abril de 2013, durante o velório de Anderson Tavares — suspeito de matar um policial militar — no centro comunitário Associação Santos Dumont, no bairro de Val-de-Cans. Segundo relatos da época, quatro homens armados chegaram em duas motos ao local e dispararam contra as pessoas que estavam no velório. Flávio e Elliott foram baleados e levados ao Hospital Metropolitano, em Ananindeua, mas não resistiram. Uma terceira pessoa também ficou ferida.
O início do julgamento sofreu um atraso por conta de pedidos de adiamento feitos por dez advogados da defesa, que alegaram a ausência de testemunhas. Os pedidos, no entanto, foram negados pelo juiz do caso.