
A intolerância, muitas vezes disfarçada de opinião, tem ganhado terreno nas sombras da internet e, por vezes, transborda para o espaço público em forma de panfletos e cartazes com mensagens perigosas. Em meio ao crescimento de alertas sobre discursos extremistas, autoridades intensificam esforços para combater esse tipo de crime que ameaça os valores democráticos.
Foi nesse contexto que a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8), a operação batizada de "Odium", com o objetivo de coibir a disseminação do chamado discurso de ódio em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
A ação teve como alvo um morador da cidade, investigado por propagar conteúdos com apologia ao nazismo e ataques xenofóbicos tanto nas redes sociais quanto em espaços públicos.
De acordo com a PF, o mandado de busca e apreensão cumprido na residência do suspeito tem o objetivo de "impedir a continuidade das ações criminosas, assim como desarticular células extremistas ligadas às temáticas racista e neonazista voltadas à disseminação de discurso de ódio e atos violentos".